Novos tempos geram novas formas de trabalho. Assim tem sido sempre, e não acontece diferente agora com esta pandemia do Covid-19 que assolou o mundo todo.
Várias profissões tiveram que se adaptar neste momento, e na área da educação não foi diferente. Alunos passaram a ter suas aulas temporariamente no formato online, enquanto os professores outrora somente acostumados a dar aulas presenciais tiveram que se reinventar em lecionar e enviar conteúdos por meio de computadores.
Da mesma forma, o trabalho psicopedagógico também teve de se adaptar neste período em que tantas crianças e adolescentes continuam necessitando de atendimento especializado para suas dificuldades em dislexias, discalculias, déficits de atenção, dentre outras necessidades que não foram embora neste período de quarentena.
Ao contrário, com as aulas apenas online, as dificuldades emocionais próprias do período de confinamento elas tiveram suas comorbidades potencializadas, o que demandou um trabalho ainda maior.
O objetivo do atendimento psicopedagógico online durante o período de quarentena é que os pacientes continuem a ser estimulados e tratados em suas dificuldades e tenham sua potencialidade cerebral estimulada.
A forma como este trabalho é realizado é muito simples e pode ser feita com o auxílio dos pais para o envio dos materiais e agendamento do horário da sessão online.
As atividades são enviadas com antecedência de algumas horas apenas, e a sessão é realizada geralmente apenas com o terapeuta e a criança que deve estar em um local bem adequado da residência, sem estímulos sonoros ou visuais em excesso.
Se for uma criança muito pequena o ideal é que a criança esteja acompanhada de um adulto para ajudar a orientar as atividades. A sessão tem o tempo de duração de uma terapia presencial.
Este tipo de sessão online pode ser também estendido à indivíduos hospitalizados, que estejam em alguma situação especial, que habitem em outra cidade e que necessitem deste tipo de terapia não presencial.
Caso seja este o seu caso ou o de sua criança e queira agendar um horário, entre em contato.
_
Deborah Ramos | Psicopedagoga e Psicanalista Infantil www.deborahramos.com