A autonomia e definida como a capacidade de se governar pelos próprios meios. É de extrema importância que a autonomia seja desenvolvida na vida da criança, pois determinará sua personalidade e inclusive o rumo que esta criança venha a ter no futuro.
A autonomia vai se desenvolver ao longo de toda a vida, desde que o indivíduo é ainda um bebê. É a capacidade que a criança pode desenvolver desde ainda muito cedo nas questões dos desafios, de interação social de acordo com a própria personalidade que influenciará no desenvolvimento de toda uma vida.
Desde a fase infantil até a adulta, poderá desenvolver a competência para ter uma individualidade responsável e produtiva, com tomada de decisões acertadas, com definição correta de metas e objetivos e meios para realizar suas questões desafiantes.
A formação de pessoas autônomas está sim, ligada diretamente às relações familiares. As crianças que crescem em um ambiente saudável, onde têm espaço para se desenvolver e podem aos poucos desenvolver também a independência, podem com certeza enfrentar melhor os problemas, sendo eles de diferentes meios, inclusive os familiares, escolares e de relacionamento social.
Desta forma, as habilidades cognitivas e motoras são também desenvolvidas assim com a personalidade, a auto estima, e a definição dos próprios limites. Para que isso aconteça, é necessária a participação efetiva dos pais em deixar que eles executem e tentem resolver sozinhos suas atividades, dando espaço para que a criança evolua e tenha progressos por conta própria, de acordo com sua idade e maturidade.
Deborah Ramos | Psicopedagoga e Psicanalista Infantil
www.deborahramos.com